San Francisco (EUA), 28 fev (EFE).- O chefe de software da Microsoft, Ray Ozzie, reconheceu numa conferência que o sucesso do Google na área da publicidade pela internet "chamou a atenção" da multinacional.
Ozzie substituiu Bill Gates em junho como arquiteto de software da Microsoft, cargo de maior responsabilidade sobre as decisões técnicas da empresa. Ele disse que a multinacional não vai se limitar a copiar o modelo do Google, mas reconheceu o papel de vanguarda do líder de ferramentas de busca.
"O sucesso do Google claramente causou um ponto de inflexão em nossa indústria e na Microsoft" que ajudou a compreender até que ponto a publicidade é um motor econômico, afirmou Ozzie numa conferência com analistas, organizada na terça-feira em Las Vegas pela firma de investidores Goldman Sachs e cujo conteúdo foi informado hoje.
Apesar dos fortes investimentos nos serviços MSN e Windows Live, a Microsoft está muito atrás do Google na área de buscas na internet.
Ozzie revelou que a empresa está trabalhando muito para recuperar a desvantagem. Mas seus esforços também se dirigem às buscas especializadas. Prova disso, acrescentou, foi a aquisição, esta semana, da Medstory, especializada em questões de saúde.
Além da publicidade, o Google também teve grande influência em ressaltar a importância dos serviços através da web, observou Ozzie.
A Microsoft ainda não dispõe de um pacote de programas que funcione online, em vez de instalados no PC, como faz o Google, que oferece softwares semelhantes ao Word e ao Excel.
O executivo anunciou a sua aposta numa mistura de software online com acesso pelo disco rígido do computador.
|