OUTRAS NOTÍCIAS

Informamos aos nossos clientes que não haverá expediente no dia 08/12/2015
FEBRABAN 15/2015, "recomenda firmemente que o produto cobrança sem registro deixe de ser ofertado"
Um pouco sobre o comunicado FEBRABAN 15/2015, O que muda com a cobrança com Registro.
Aviso: Censo Escolar 2015
Aviso: no dia 5 de agosto a SED Soft não funcionará.
 

ULTIMAS NOTÍCIAS

Intel apresenta processador com 80 núcleos
12/02/2007
Fonte - Globo.com
Chip realiza um trilhão de cálculos por segundo, ou um teraflop.
Empresa vai divulgar detalhes sobre o protótipo em evento realizado nos EUA.

A fabricante de processadores Intel desenvolveu o protótipo de um chip que realiza um trilhão de cálculos por segundo, o equivalente a um teraflop. Apesar da performance, o processador tem consumo de energia equivalente ao de uma lâmpada -- 62 watts quando a freqüência é de 3,16 gigahertz. Mais detalhes sobre a novidade, anunciada pela primeira vez no ano passado, devem ser divulgados ainda nesta semana, durante a Conferência Anual de Circuitos Integrados em Estado Sólido, evento realizado nesta semana em São Francisco (EUA).

A companhia juntou 80 núcleos de processadores em um único pedaço de silício para desenvolver o protótipo -- atualmente, os computadores domésticos mais avançados utilizam dois núcleos, conhecidos como dual core. O processador para desktops, notebooks e servidores é "pouco maior que uma unha", segundo a Intel, que afirma não ter planos para lançar esse chip específico.

“No entanto, a pesquisa de escala tera da companhia é fundamental para investigar possíveis inovações em processadores individuais ou especializados, ou funções de núcleoe (...). Esse protótipo de chip teraflops deu idéias específicas sobre novas metodologias para o design do silício, interconectores com alta largura de banda e estratégias para o gerenciamento de energia”, explicou a empresa em comunicado.


Para se ter uma idéia do que representa um trilhão de cálculos por segundo, um supercomputador com essa mesma capacidade instalado no Sandia National Laboratories (laboratório ligado ao Departamento de Energia Nuclear dos EUA) em 1996 ocupava o equivalente a 600 metros quadrados e usava cerca de dez mil processadores Pentium Pro, além de consumir 500 kilowatts de energia.

A novidade criada pela Intel ainda está em fase de pesquisa, mas, segundo a agência de notícias Associated Press, representa um marco para a indústria obcecada com a obtenção de maior desempenho e menor consumo de energia. “Estamos tentando levar a performance dos microprocessadores para o próximo nível; isso é o que nos motiva”, afirmou Justin Rattner, diretor de tecnologia da Intel.

Quando chegarem ao mercado, os processadores de 80 núcleos devem ser adotados inicialmente em datar centers, infra-estrutura de comunicação, além de áreas que envolvem cálculos pesados relacionados a finanças, entre outras áreas.
 
 
 Voltar
 Página Inicial
 
Rua Riachuelo, 801 - Liberdade - Campina Grande - Paraíba
CEP: 58.414-140 - Fones: + 55 (83) 3322.6453 | (83) 3322.4347 | (83) 3077.6558