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O que é o EDUCACENSO?
02/06/2007
Fonte - INEP
O que é o EDUCACENSO?

O EDUCACENSO é um sistema on line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada de escolas, docentes / auxiliares de educação infantil e alunos, possibilitando maior rapidez na atualização das informações, por utilizar uma ferramenta WEB.

Quais são as vantagens do EDUCACENSO?

O EDUCACENSO, entre outras vantagens, fornecerá dados individualizados de alunos e docentes, com informações como: nome, data de nascimento, cor/raça, nome da mãe e/ou pai, endereço, documentos, etc. Também possibilitará o acompanhamento da trajetória escolar do aluno e a trajetória do docente; o cadastro de disciplinas informando, assim, as disciplinas que o docente ministra e as que são oferecidas aos alunos na escola e em cada série. Evitará a duplicidade de cadastro de alunos e docentes, levando-se em consideração que a base de dados é centralizada.

Qual é a data de referência do Censo Escolar?

A nova data de referencia do Censo Escolar, alterada pela portaria n° 264 do dia 26 de março de 2007 é a última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, dia 30/05/2007.

Quanto tempo à escola terá para realizar o Censo Escolar 2007?

O prazo para as escolas findarem a atualização do cadastro é o dia 31/08/2007, ou seja, as escolas terão 3 meses para atualizarem as informações no Censo Escolar 2007.

Como cadastrar uma escola nova?

A escola deverá entrar em contato com a Secretaria Estadual / Municipal de Educação ou a Gerencia de Ensino, solicitar um formulário de escola nova que deve ser preenchido e devolvido. Após esse procedimento o Inep enviará para a escola uma carta com o código Inep e o código de desbloqueio.

Como devo desbloquear o sistema?

Para realizar o desbloqueio o usuário deverá inserir o código Inep da escola e o código de desbloqueio fornecido pelo Inep, na tela apresentada ao clicar em “desbloquear” e em seguida salvar.

Como devo proceder para realizar a autenticação do sistema?

Para realizar a autenticação do sistema o usuário deve informar o seu CPF e a senha enviada por e-mail para, assim, ter acesso aos dados da escola, alunos e docentes

O que fazer quando a senha para acesso ao sistema não foi enviada por e-mail?

O usuário deverá entrar em contato com o Inep para informar o código da escola, o CPF do usuário e um e-mail, para que a senha seja enviada para acesso ao sistema.

Caso o usuário esqueça a senha cadastrada, como deverá proceder para recuperar sua senha?

O usuário deverá acessar a página do EDUCACENSO e no menu autenticação clicar na opção “Esqueci minha senha”. O sistema habilitará uma tela para o usuário informar seu CPF e em seguida ser enviada uma nova senha através do e-mail informado pelo usuário em seu cadastro.

Quando devemos alterar os dados cadastrais da escola?

Os dados cadastrais da escola devem ser alterados quando alguma informação for diferente dos dados apresentados no cadastro. Ou ainda para incluir dados que não estão no cadastro.

Como proceder para cadastrar um novo aluno?

Realize, primeiramente, uma pesquisa minuciosa no cadastro de alunos para verificar se realmente o aluno não faz parte do banco de dados. Após esgotar todas as possibilidades de pesquisa, e nenhum registro for encontrado, clique no menu “cadastrar aluno” e faça o cadastro do aluno.

Como cadastrar um novo docente?

Realize, primeiramente, uma pesquisa minuciosa no cadastro de docentes para verificar se realmente o docente não faz parte do banco de dados. Após esgotar todas as possibilidades de pesquisa, e nenhum registro for encontrado, clique no menu “cadastrar docente” e realize o cadastro do docente.

Caso o aluno seja cadastrado por engano o que devo fazer?

O usuário deverá entrar em contato com o Inep e informar os dados do aluno que deverá ser excluído; se após uma verificação minuciosa for constatada duplicação de cadastro, o Inep fará a exclusão. O procedimento de excluir informações do banco de dados só poderá ser realizado pelo Inep.

Caso o docente seja cadastrado por engano o que devo fazer?

O usuário deverá entrar em contato com o Inep e informar os dados do docente / auxiliar de educação infantil que deverá ser excluído; se após uma verificação minuciosa for constatada duplicação de cadastro, o Inep fará a exclusão. O procedimento de excluir informações do banco de dados só poderá ser realizado pelo Inep.

O que é “Vincular”?

Vincular é um procedimento para o usuário incluir um aluno ou docente em uma determinada turma.

O usuário vinculou um aluno a uma turma inadequadamente. Como proceder?

O usuário deverá acessar o menu “Aluno” e realizar uma pesquisa. Encontrando o aluno vinculado inadequadamente à turma o usuário deverá desvinculá-lo.

O que é “Tratar vínculo”?

Tratar vínculo é um procedimento que será utilizado pelas escolas que fizeram o cadastro de alunos e docentes (CADMEC) anteriormente. Será disponibilizada a relação de alunos e docentes para que o usuário possa vinculá-los ou liberá-los.

O que é liberar um aluno ou docente?

Liberar um aluno ou docente é um procedimento no qual o usuário estará informando que o docente ou o aluno não pertence mais a sua escola.

Como fazer para vincular um aluno a uma turma utilizando o menu “Tratar vinculo”?

O usuário deverá acessar o menu “Tratar vinculo”, selecionar a opção ano anterior/aluno vincular e em seguida selecionar o aluno. Será, então, apresentada uma tela com os dados variáveis e com as informações do ano anterior do aluno que devem ser preenchidas para em seguida concretizar o vinculo do aluno à turma.

Como fazer para vincular um docente a uma turma utilizando o menu “Tratar vinculo”?

O usuário deverá acessar o menu “Tratar vinculo”, selecionar a opção ano anterior/docente vincular, e em seguida será apresentada uma tela com os docentes cadastrados na escola. O usuário, então, deverá selecionar o docente que deseja vincular e preencher os dados solicitados para em seguida concretizar o vínculo do docente à turma.

Como proceder para vincular um docente em mais de uma turma?

Caso o docente lecione em mais de uma turma, o usuário deverá acessar o menu docente e em seguida realizar uma pesquisa no banco de dados e selecionar o docente que deve ser vinculado em mais de uma turma. O mesmo procedimento deve ser repetido caso o mesmo ministre aulas em outras turmas.

Quando poderei solicitar o fechamento do Censo Escolar?

Após verificar se todos os dados solicitados de escola, alunos e docentes/auxiliares de educação infantil foram cadastrados / alterados, o usuário deverá solicitar o fechamento do Censo. Se o cadastro não possuir nenhum erro, o usuário poderá emitir o recibo de envio, caso contrário, um relatório de erros será apresentado e todos os erros deverão ser corrigidos, e assim, poderá ser solicitado um novo fechamento do Censo Escolar.

Após o fechamento do Censo Escolar os dados podem ser retificados?

Sim. Caso o usuário verifique que algum dado informado estava incorreto, ele poderá fazer as correções retificando os dados através do ícone “Retificar censo”.

A verificação dos erros só pode ser feita no fechamento do censo?

Não. A verificação pode ser feita no momento em que irão aparecendo os erros no cadastro ou, ainda, quando o usuário solicita salvar os dados informados. Esse é o melhor procedimento para não ocorrer acumulo de erros no momento do fechamento do censo.

Para acessar o sistema do EDUCACENSO é necessário instalar um programa?

Não, pois o sistema é on line.

A escola pode utilizar vários computadores para fazer o Censo Escolar 2007 através do Sistema EDUCACENSO?

Sim, desde que cada usuário esteja "logado" com CPF e senha individual.
 
 
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