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Americanas.com e Submarino fecham fusão e ações reagem bem.
23/11/2006
Fonte - Globo.com
SÃO PAULO (Reuters) - Os dois principais sites de comércio eletrônico do país, Americanas.com e Submarino, anunciaram nesta quinta-feira a fusão de suas operações. Segundo analistas, a união cria uma empresa com cerca de 60 por cento do mercado de varejo online brasileiro.

A fusão --que deve ser concluída até o final do ano, de acordo com as empresas-- cria a B2W Companhia Global de Varejo, que terá 53,25 por cento do capital social total e votante nas mãos das Lojas Americanas, controladora da Americanas.com. O restante ficará com os acionistas do Submarino, a quem a empresa fará proposta de distribuição de até meio bilhão de reais em dividendos.

"A operação é positiva para as empresas por conta das sinergias que vão desde produtos, logística e poder de negociação junto a fornecedores", disse um analista de um grande banco que acompanha as ações do Submarino e pediu para não ser identificado.

Na avaliação dele, a meta dos controladores das Lojas Americanas será a venda das ações pois são investidores financeiros.

"Creio que o objetivo final seria pulverizar o capital das Lojas Americanas mais para frente, talvez já no próximo ano... Eles (controladores) estão fazendo de tudo para que o mercado perceba as Lojas Americanas da melhor maneira possível."

No início dos negócios, após suspensão na abertura do pregão na bolsa paulista, as ações do Submarino chegaram a disparar mais de 23 por cento, enquanto as das Lojas Americanas saltaram mais de 4 por cento.

Às 14h, os papéis do Submarino ganhavam 17,14 por cento, cotados a 61,50 reais, e os de Lojas Americanas indicava estabilidade, a 98,00 reais. No mesmo horário, o referencial Ibovespa avançava 0,75 por cento.

O acordo é o mais recente a mostrar a força dos bilionários Jorge Paulo Leman, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, grupo de investidores que controla as Lojas Americanas. Eles são sócios-fundadores da GP Investimentos, que esteve envolvida na criação do Submarino.

O trio também envolveu-se em uma série de fusões e aquisições no Brasil, incluindo a venda do banco de investimento Garantia ao Credit Suisse, em 1998, e a criação da maior cervejaria do mundo InBev, a partir da união da nacional AmBev com a belga Interbrew, em 2004.

SINERGIAS

As empresas previram que a fusão gerará sinergias de aproximadamente 800 milhões de reais, colocando a nova companhia em posição de disputar o mercado de varejo brasileiro avaliado em mais de 200 bilhões de reais. Dos cerca de 1,6 bilhão de reais de faturamento conjunto de janeiro a setembro, 563 milhões são relativos ao Submarino e o restante à Americanas.com.

Pelos cálculos da fonte, o acordo permitirá reajuste nos preços de CDs, DVDs e livros por conta da diferença em relação aos competidores. "Com isso, um aumento de 4 por cento nos preços desses itens representa um crescimento de 1,5 por cento no faturamento da nova empresa."

O diretor de estratégia da empresa de análise de mercado E-Consulting, Daniel Domeneguetti, acredita que a fusão possibilita um melhor aproveitamento do consumidor "off line" em um momento de crescimento orgânico da Internet brasileira.

"O objetivo deles é o consumidor off line. Eles querem explorar o mercado de 200 bilhões de reais, não de 5 bilhões", afirmou, acrescentando que de cada venda na Internet existem quatro outras feitas no mundo físico e que partiram da Web. "Eles estão preferindo ser peixe-espada em oceano do que tubarão em lagoa."

DIVIDENDOS

A fusão precisa ser apreciada pelos acionistas do Submarino. Os das Lojas Americanas já aprovaram.

Os administradores do Submarino vão submeter uma proposta a seus acionistas de redução de capital e distribuição de dividendos de até 500 milhões de reais. Após a conclusão do acordo, as Lojas Americanas farão um aumento de capital da Americanas.com de pelo menos 175 milhões de reais.

O Submarino, que estreou na Bovespa em março de 2005, mais que dobrou seu lucro líquido no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 17,5 milhões de reais. A companhia teve no período um total de 1,7 milhão de clientes.

A Americanas.com surgiu em 1999 e afirma possuir cerca de 6 milhões de clientes. O número inclui operações do canal de TV Shoptime, do grupo Lojas Americanas que, por sua vez, tem cerca de 220 lojas no país.

Segundo a empresa de pesquisa e-bit, as vendas online no Brasil somaram nos primeiros seis meses do ano 1,75 bilhão de reais, aumento de 80 por cento frente aos 974 milhões de reais na primeira metade de 2005. A expectativa é de que o setor obtenha faturamento de 4 bilhões de reais em 2006.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Todd Benson)
 
 
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